Pesquisar este blog

domingo, 1 de agosto de 2010

Piloto automático para Moto?

Acabei não me estendendo a respeito de um assunto em particular para não deixar o relato da viagem de ontem maior do que já estava e também porque acredito que este tópico mereça comentários a parte.

Em viagens longas, depois de 400 km rodando, comecei a sentir dores no pulso direito devido a posição da mão, que fica com o pulso levemente torcido e com movimentos limitados para poder segurar o acelerador da moto. Ontem conversando com o Wil, descobri dois simples acessórios que poderão ser uma maravilha se bem usados.

Um deles foi me apresentado como "Piloto Automático Manual". Assim como em carros mais sofisticados existe o piloto automático de velocidade eletrônico, onde é possível programar a velocidade de cruzeiro e simplesmente conduzir o carro sem se preocupar com o velocímetro e diminuindo assim os riscos de multas, foi inventado um dispositivo que trava o acelerador da moto, mantendo-o em uma posição escolhida pelo piloto e dessa forma atuando como uma espécie de "Piloto Automático Manual". Este modelo ao lado eu encontrei no www.mercadolivre.com.br, e por uma coincidência é exatamente para a Fazer 250, minha atual moto.
Pesquisei a respeito deste acessório em Fóruns e sites a internet  e realmente é um item polêmico. Muitos dizem ser perigoso se ocorrer uma falha do dispositivo, pois poderá manter a moto acelerada em um momento inadequado, onde você estiver precisando freia-la de forma rápida, por exemplo. Outros dizem que o sistema que solta o acelerador é seguro e que o dispositivo é excelente para viagens com longos trechos de retas onde se mantem velocidade constante. Em fim... não existe aprovação legal, é um acessório por conta e risco do condutor, mas que mesmo assim eu achei interessantíssimo.

Outra peça que o Wil tinha instalada na motoca dele era o "Apoio de Acelerador". Mais um acessório inteligente para grandes viagens. A peça deve ser encaixada no acelerador da moto permitindo que o usuário acelere com a mão em posições diferentes da convencional, sem a necessidade do giro constante de pulso ou de ficar segurando firmemente o guidão para manter a moto acelerada. Acessório este também disponível no www.mercadolivre.com.br. Quanto a segurança, caímos nas mesmas questões anteriormente citadas, que a mão estará em uma posição inadequada para acessar os freios da motocicleta em condições de emergência. Novamente não é um acessório aprovado e os riscos são por conta do usuário.

Vamos pensar em um carro agora. Se pensarmos dessa forma para conduzir um carro, não poderíamos deixar o pé esquerdo em posição de descanso, por exemplo, e as duas mãos do condutor deveria ficar posicionada o tempo todo no volante nas posições de 3h e 7h, mas sabemos que não é assim que as coisas acontecem. Por tanto, ao meu ver, o uso destes acessórios é excelente, mas andar de moto sempre foi e sempre será uma atividade que deve ser realizada com o máximo de atenção e prudência. Vejo o uso deste tipo de acessório como itens de conforto para longas viagens que devem ser utilizados em velocidade de cruzeiro. Quer correr? Nem pense em deixar a motoca correndo em automático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário